3 de fevereiro de 2018

[Livro II] Johnny Bleas e o núcleo da montanha, de João Gabriel Brene



Olá 
fofuras!

Cheguei hoje com um certo atraso, tanto no dia de postagem, quanto da postagem da resenha em si. Adoraria ter feito essa resenha e lido esse livro há mais tempo, mas infelizmente aconteceu de não ser bem como planejei, portanto... aceito que a hora certa foi essa. E agora, "Johnny Bleas - O núcleo da montanha".

Johnny Bleas - O núcleo da montanha é um livro de João Gabriel Brene, o segundo da trilogia, e sucede "Johnny Bleas Um Novo Mundo.

No primeiro livro, Johnny Bleas, garoto órfão de pai e mãe, se depara com o assassinato dos tios com quem morou desde a morte dos pais. Após a cena fatídica, Johnny acaba sabendo mais sobre seu passado e descobre um mundo novo, Asterium, repleto de castelos, duendes e guerreiros. Mas esse mundo corre um sério risco de ser dominado pelo mal e somente Bleas poderá salvá-lo. A partir de então, o garoto terá que fazer duras escolhas e treinar duro para se tornar um herói competente e salvar Asterium.


No segundo livro da trilogia continuaremos a aventura junto com nosso herói Bleas e partiremos do exato momento em que a história acabou no primeiro livro. Não vou escrever uma sinopse detalhada sobre ele, pois receio que haja, em algum momento, um resquício de spoiler. E entregar de bandeja os acontecimentos da narrativa seria privar vocês das surpresas que "Johnny Bleas - O núcleo da montanha" tem. Me atentarei apenas a escrever o que vocês podem encontrar nessa narrativa única e original, que embora nos apresente referências a outras histórias, consegue mostrar sua cara e se fazer única.

Na continuação da jornada de Johnny Bleas vamos encontrá-lo nas ilhas lunarium, seguindo viagem para as montanhas do norte onde está escondido o segundo fragmento do coração de Asterium. Durante a viagem, Bleas irá encontrar novos aliados, descobrir novos poderes, treiná-los, além de conhecer mais sobre a pessoa que ele é. Novos seres ganham a cena, entre eles um que me conquistou, chamado "Aprasseiro", cuja missão é guardar o sono do nosso herói, dá-lo uma boa noite e acalmar seus sonhos. A cena em que o personagem (que é um travesseiro falante) aparece e toda sua família acorda é bem divertida e por isso, marcante. Nessa jornada também a descoberta do amor se faz presente, um romance começa a dar sinal de vida e finalmente Bleas se deparar com um dos seus maiores inimigos, numa luta insana e familiar. Será um duelo marcante e surpreendente.



Quem será o maior inimigo de Johnny Bleas?


Como disse anteriormente, as referências não deixam de existir. Se no primeiro livro ousei comparar a história com o conto de Alice no mundo subterrâneo (a ideia de novo mundo ficou marcada após a obra de Carroll), os seres estranhos e a luta familiar do segundo livro me remete à franquia "Guerra nas estrelas". Mas não para por aí. Quem já leu o livro de Rhonda Byrne, "O Segredo" - e até mesmo assistiu ao documentário - vai encontra muito sobre o exercício de se conectar com a força do bem, que vem a partir da Gratidão. Aprender a agradecer por tudo, até mesmo pelas situações ruins vai ser um dos maiores desafios de Johnny Bleas, em capítulos que irá nos levar a refletir sobre a importância de agradecer.
"Algumas pessoas não conseguem ter o controle que mencionei sobre manter a mente no presente. Portanto, podem apelar para outro meio de controle de emoções e pensamentos por meio da gratidão. Sentir-se grato pelas coisas que nos acontecem pode ser uma das magias mais fortes do universo."
Uma grande mensagem da narrativa também aparece no momento da luta de poderes, na ânsia de ter o poder. Aqui, uma frase famosa de Maquiavel se encaixa perfeitamente: "Dê o poder ao homem, e descobrirá quem realmente ele é". No entanto, também vamos conhecer o outro lado da moeda: o poder a destruir o homem. A bondade do homem ameaçada pelo ganância, pela influencia dos sentimentos egoístas e da vaidade de uma pessoa.

 Algumas partes da narrativa ao meu ver são desnecessárias - e isso não compromete em nada a leitura agradável -, outras senti falta de um desenvolvimento e uma "fotografia melhor" do acontecimento. Uma das cenas mais esperadas, por exemplo, pede algo mais que eu não encontrei. Mas volto a repetir, não afeta em nada a qualidade da história. Uma coisa que gostaria de apontar também, mas de maneira positiva agora, é a melhoria da revisão. Quando li o primeiro livro lembro que me senti insatisfeito com a quantidade de erros de digitação e a revisão precária da história. No segundo livro os erros foram pouquíssimos, quase irreparáveis.

A narrativa agradável, leve e carinhosa de Brene é incontestável. É prazeroso ler os diálogos e os textos do autor, que demonstra nas entrelinhas o cuidado que teve na construção da história e o amor pela escrita. Demorei de ler o livro por questões pessoais, de prioridade, entre outras coisas. Mas jamais porque não merece minha atenção ou porque não é um livro bom. Muito pelo contrário. Johnny Bleas - Um Novo Mundo e Johnny Bleas - O núcleo da montanha são fantasias que não ficam devendo nada às demais. 

Eu indico forte que busquem e leiam a história. Assim que souber da previsão de lançamento do próximo livro postarei nas redes sociais. Fiquem ligados! No site do autor vocês ficam sabendo de todas as novidades e de como comprar o livro - disponíveis nas principais livrarias físicas e virtuais do país.

www.jgbrene.com/onucleodamontanha

Fique com o booktrailer de "Johnny Bleas - O núcleo da montanha".

 

Um Bju meu,
com carinho

18 comentários:

  1. Nossa, parece ser uma história empolgante. Acho importante falarmos do nacional. Tem muita coisas boa aqui e de diversos gêneros. Vou procurar por essa série, é a minha cara. haha

    Obrigado pelo Post

    Beto


    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Às vezes essas coisas acontecem mesmo, esse fato de ter coisas desnecessárias, narrativas e parece que fazem isso para encher linguiça. Mas confesso que fiquei bem curiosa para ler.
    Primeiro que pela capa já dá um ar todo atrativo, quando nos deparamos com a história então, nem se fala.

    Já preciso rs.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvida falar desse livro, mas gostei da resenha. É bem do tipo de leitura que me satisfaz.
    Anny

    www.falaaianny.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. As resenhas são sempre bem vindas e a cada instante nos desperta a curiosidade de ler aquele livro na íntegra.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, li e já achei bem triste e trágica! Perder os pais e acabar perdendo os tios também, dessa forma...

    ResponderExcluir
  6. Gostei de sua resenha, empolga para ler o livro! Sempre que é autor nacional dou uma segunda olhada, valorizo muito o que é da nossa terrinha. Vou procurar para ler! Abraços!
    Seguindo o blog amei o estilo <3

    ResponderExcluir
  7. Oi Diego! Acho super legal o fato de estar vendo cada dia mais resenhas de livros nacionais e de gêneros variados, como a fantasia. Confesso que a premissa me chamou atenção, isso de poderes me chamou a atenção. Fora que achei a capa linda! Depois irei procurar sobre o livro.
    Adorei sua resenha! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Sempre leio excelentes comentários sobre o autor nas redes sociais, mas, infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler nada dele... Adorei seus comentários a respeito da obra e com certeza vou anotar nos desejados. Quero acompanhar essa série!!!
    bjo

    Olá...
    Gente do Céu, que livro é esse!!!
    Ainda não conhecia nem a obra nem o autor, mas, estou aqui totalmente fascinada pela história do livro! Pelos seus comentários parece ser exatamente o tipo de livro que curto, então, espero poder ter a oportunidade de ler brevemente...
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Diego. Nossa ainda não conhecia o autor nem seus livros. Esse é um dos meus gêneros favoritos para leitura. Sou viciado em fantasia.

    ResponderExcluir
  10. Heey! Acho que é a primeira vez que entro no seu blog - creio eu que é, sou esquecido - e aaaaaaaaaa que blog lindo, Ja comecei a seguir.
    Eu ja ouvir falar no primeiro livro - é um que tem cores de papel antigo? posso estar enganado - estou esperando uma oportunidade para ler =)
    A b r a ç o s.

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar nessa série. Mas confesso que tenho não dado muita bola pra histórias fantásticas ultimamente, pois todas elas parecem abranger o mesmo tema. Talvez seja a jornada do herói me cansando aos poucos, não sei haha
    Mas gostei muito da sua resenha. Bem explicativa, atiça a curiosidade do leitor, e o melhor: sem spoiler haha

    Parabéns pelo blog <3

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego, eu não conhecia a serie e não sou muito de ler fatasia. Mas acho corajosos e fico muito animada quando vejo que estão aparecendo muitos estilos diferentes nesta nova leva de autores nacionais que tem sido apresentados ao publico. Concordo contigo quando fala sobre revisão pois infelizmente ja peguei algumas edições que tivaram o prazer da leitura com tantas falhas. Adorei sua resenha, mas para me arriscar na eitura so quando sair o terceiro não sei lidar com series incompletas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Diego, tudo bem?

    Ainda não conhecia essa obra, mas como uma fã de fantasia que a cada dia descobre novas obras, já fiquei bem curiosa para lê-lo e desvendar certos mistérios. A obra parece ter um enredo bem definido e consistente, então já é um fato para querer ler. As suas ressalvas me preocupam um pouco, pois gosto das coisas bem definidas e das cenas detalhadas quando necessário. Mas, mesmo assim, estou curiosa para ler. Ah, preciso ressaltar que esta capa está MARAVILHOSA!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Cara, primeiramente que capa linda! Nunca vi esse livro antes, mas com certeza pela capa eu pararia pra ler a sinopse. Seu texto fez com que a história pareça bem interessante mesmo, apesar de eu não ler muito esse tipo de livro. Pretendo procurar saber mais a respeito da trilogia. Preciso dizer aqui mesmo que adorei o design do seu blog, você arrasou. E essa foto do post, se foi você que tirou, tá de parabéns também! Uma boa foto torna o texto muito mais atrativo. Espero voltar aqui mais vezes, abraço!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, meu rei

    Que bom que apesar das pequenas ressalvas a história ainda consegue se destacar. Parece que foi ontem que eu estava lendo as resenhas do primeiro livro... o tempo voa!
    Que bom que também houve essa melhoria na revisão, sinal de um maior profissionalismo.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Diego, que premissa incrível! Bem empolgante para uma história de herói e com lições que podemos levar pra vida toda, sobre o poder da gratidão. E sem contar que a capa é MARAVILHOSAAA!! Bjs

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus....tá uma lindeza de lindo este Blog, essas cores, layout e conteúdo...muito bom gosto.
    Parabéns

    ResponderExcluir

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger