26 de abril de 2017

CARAVAL - SEJAM BEM-VINDOS AO JOGO



Dizem que a vida é como um jogo, a gente sobrevive às mazelas todos os dias e todos os dias nos deparamos com um desafio diferente a cumprir. A escolha certa a fazer, o que priorizar, onde pisar, para onde ir e até onde você deve se permitir sentir medo são algumas questões desse jogo


|O grande lançamento da Editora Novo Conceito chega às livrarias de todo o país  em junho, trazendo uma narrativa em que a realidade se mistura  ao sonho e a mentira se confunde com a verdade numa fantasia cheia de referências a grandes histórias e desafios.|
"Bem vindos, bem-vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem no mundo, devem recordar que tudo é um jogo (...) Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam."
Donnatella e Scarlet são irmãs e desde muito novas sonhavam conhecer o grande mestre de um jogo chamado Caraval. Fugir para a ilha de Trisda onde os jogos acontecem e conhecer o famoso Lenda sempre fora um dos maiores desejos das irmãs, que sonham em se libertar da vida que levam com o pai perverso. Quando Scarlet recebe a tão esperada carta resposta de Lenda fica surpresa, pois não imaginava que teria alguma resposta um dia ou que com ela encontraria três ingressos para o grande jogo, que acontece numa ilha afastada, propriedade do mestre dos jogos. O que Scarlet não sabe é que nessa edição de Caraval sua vida estará mais atrelada ao jogo do que ela poderia imaginar. Ela não sabe, mas por alguma razão sua irmã desapareceu e somente Julian, um suposto marinheiro e também jogador de outras edições, seria seu aliado no jogo. Mas será que Julian e Scar (como é carinhosamente chamada pela irmã) estão mesmo lutando lado a lado? E qual o mistério que envolve o desaparecimento de Tella? Numa insana corrida contra o tempo Scrlet viverá seus maiores desafios na vida e fará descobertas sobre si e sobre tudo o que aparentemente está ao seu redor.

CARAVAL foi escrito por Stephanie Garber e já é um best-seller do New York Times. O livro nos apresenta uma narrativa cheia de cores e muita fantasia, além de nos inserir num novo mundo onde a busca por respostas é uma constante. A narrativa que conta com pouco mais de 250 páginas é agradável e cheia de mistérios, nos envolve em situações em que passamos a questionar junto aos personagens e por isso acaba por nos inserir de maneira precisa no jogo. 

Uma das grandes sacadas da história fica por conta da metáfora da vida como um jogo, o qual temos que viver desafios todos os dias. A autora "brinca" com a questão das decisões e consequências de suas escolhas, bem como o egoísmo que está no ser humano seja ele quem for. O medo também é um tema abordado na trama e está constantemente sendo comentado. O que o medo faz? Qual o lado positivo e o lado negativo do medo? E o quanto ele pode influenciar nas nossas escolhas, decisões e atitudes na vida.

Toda a narrativa gira em torno de questionamentos relacionados ao que é mentira e verdade, ao medo e as consequências de nossos atos. E uma segunda sacada inteligente e diria romântica da autora foi trabalhar com as cores e as sensações. Num tom metafórico e consequentemente poético, o narrador em terceira pessoa atribui cada cor um sentimento - a cor do medo, do alivio, do amor, etc. O lúdico é também uma constante na história, principalmente quando o narrador deixa explicito o quanto algumas pessoas se rendem ao jogo porque gostariam de escutar mentiras, viver ilusões. 
"Ninguém espera a verdade aqui. - prosseguiu ela, sem se deixar intimidar pelo silêncio.- Ninguém quer a verdade. Muitas pessoas aqui não esperam ganhar o desejo; só vieram em busca de aventura."
Impossível não enxergar Alice no país das maravilhas nesta história, nesse novo mundo onde nada parece ser o que é, e tudo o que os personagens precisam é de uma maneira de encontrar a saída e o que os levaram até lá. Poderia dizer que o mistério da irmã perdida seria a busca constante de Alice pelo coelho? Tire suas conclusões durante a leitura.
"Por favor! - Scarlett correu atrás dele. Não estou pedindo um vislumbre do futuro. Minha irmã foi sequestrada (...); pode me dizer onde encontrá-la?
Nigel se virou. Um clarão de tinta e cor.
- Se você se importa mesmo com sua irmã, por que não perguntou sobre ela primeiro?"
Se você está se perguntando pelo romance, ele existe. Não tão empolgante ou marcante, mas está na trama para entreter os apaixonados pelos amores impossíveis e pelas mazelas pelas quais os amantes vivem até se encontrarem e descobrirem seus sentimentos. Um momento clichê, digamos. Mas que não pode faltar.

Fantasia, cores, questionamentos psicológicos, romance e muito mistério espera por você em CARAVAL. Um livro que apresenta uma narrativa cheia de mensagens importantes sobre o jogo da vida e sobre as consequências de nossas escolhas dentro dele, 

Breve nas livrarias de todo o país.

|GARANTA JÁ O SEU NA PRÉ-VENDA|
Aguardem!

XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Agora que você já leu, que tal participar deixando seu comentário?"

© Vida e Letras | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger